Busca rápidaX


MANCHETES

Com mais de 360 casos da doença diarreica aguda em Ijuí, Vigilância Sanitária visita escolas e residências

26 de outubro de 2021

A exemplo do que ocorre em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, em Ijuí também aumentam os casos da doença diarreica aguda (DDA). A maioria dos registros são em instituições de ensino. Desde o final de agosto, em 13 municípios os casos identificados estiveram ligados a surtos em estabelecimentos de ensino.
Até esta terça-feira (26) segundo dados da Vigilância Sanitária, já eram contabilizados 365 casos em Ijuí. Os principais sintomas relatados são diarreia, vômito, náusea e dor abdominal.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária do município, Ortiz Júnior, uma equipe está visitando escolas bem como as residências das pessoas que relataram sintomas. No local é realizada coleta de água para envio ao Laboratório Central do Estado (Lacen). Na mesma visita os moradores são orientados sobre cuidados básicos para evitar a contaminação, principalmente envolvendo reforço das questões de higiene pessoal e no preparo de alimentos, já que o consumo pode ser umas das formas de transmissão. Nesta manhã as equipes visitam o Centro e o bairro Mundstock.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí