Busca rápidaX

MANCHETES

Com métodos de tratamentos diferenciados, Ijuí deve contar com Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares

16 de novembro de 2021

Em pleno funcionamento na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) pode ser uma realidade em Ijuí. Na última semana, representantes da área da saúde do município estiveram no local para analisar o funcionamento do laboratório.
Segundo o secretário de Saúde de Ijuí Márcio Strassburger, as Práticas Integrativas e Complementares são estratégias para melhorar o vínculo e a resolutividade da atenção básica. Ele afirma que atualmente o cenário pós pandemia é de aumento expressivo no que se refere a busca pela atenção básica, por isso, é necessário implantar ações que contribuam e complementam o cuidado em saúde.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, também chamadas de PICS, são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Entre as práticas estão atividades como: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Apiterapia, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapia de Florais.
Estas práticas são transversais em suas ações no SUS e podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na Atenção Primária com grande potencial de atuação.

Strassburger disse que o município ainda não definiu quais práticas e métodos serão adotados, já que isso depende da capacitação dos profissionais. Essas questões, segundo ele, serão organizadas até o final deste ano para que as ações já sejam colocadas em prática no início de 2022.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!