Busca rápidaX

MANCHETES

Com orçamento em dia, presidente da Emater/RS-Ascar irá fechar o ano na região de Ijuí

23 de novembro de 2020
Foto: Emater

A Emater/RS-Ascar irá fechar o ano de 2020 com um fluxo de caixa positivo. “Chegamos a um momento melhor”, avaliou o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri. Na próxima quarta-feira (25/11), Sandri estará na região de Ijuí para o encerramento do ano.

Em função da Covid-19, o presidente da Emater/RS-Ascar irá se dirigir até o Escritório Regional, em Ijuí, de onde falará, virtualmente, com os extensionistas dos 44 escritórios municipais da região. O encontro online terá início às 8h30. Na sequência, após às 10h, Sandri estará à disposição da imprensa local, para entrevistas, por telefone e, às 11h30, a agenda inclui reunião, na prefeitura de Ijuí, com o prefeito Valdir Heck.

À tarde, em Cruz Alta, Sandri participa da inauguração das agroindústrias Beck e Silinske.

Gestão

Diante de um orçamento deficitário (a receita não fechava com a despesa) a diretoria da Emater/RS-Ascar adotou diversas medidas, durante ano, que conduziram a Instituição a um quadro de estabilidade: Gerenciamento Matricial, implementado em todos os escritórios da Emater/RS-Ascar para enxugar custos; renegociação de contratos com prestadores de serviços (seguro de vida e vale alimentação, por exemplo); aporte de recursos, advindos do Governo do Estado, na faixa dos R$ 30 milhões, destinados ao Plano de Desligamento Incentivado (PDI); criação da Gerência Adjunta de Captação de Recursos e Projetos, que busca recursos no setor público e privado; busca “incessante” de recursos, junto ao Governo do Estado e em Brasília, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo e na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater); renovação do contrato com o Governo do Estado, com dispensa de licitação. “Evitamos rupturas e seguimos a legalidade, para termos ações de sustentabilidade”, resumiu Sandri.

Região de Ijuí

A regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, atende 21.624 mil famílias, em 44 municípios dos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí.

De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Carlos Tura, a maior parte (85%) do público é formada por agricultores familiares, contudo os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar também prestam assistência técnica e social para famílias indígenas, assentados da reforma agrária, agricultores urbanos, quilombolas e pescadores artesanais. Mais da metade da população rural que vive na região de Ijuí é adulta (54%), mas também há um grande número de idosos (27%) e jovens (15%).

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Emater/RS-Ascar
error: Conteúdo protegido!