Busca rápidaX

MANCHETES

Com prejuízo de quase R$ 56 milhões, Coronel Barros decreta situação de emergência em razão da estiagem

13 de janeiro de 2022

O prefeito de Coronel Barros,  Edison Osvaldo Arnt, assinou ontem (12) o Decreto nº 3.166 o qual declara situação de emergência no município em razão da estiagem. A Secretaria de Administração, Planejamento e Finanças e a Agricultura, Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Meio Ambiente, reuniu-se com a Emater, Assistência Social e Defesa Civil, para unir forças na busca por soluções que amenizem a situação. 

O Decreto emergencial munido de laudos técnicos foi enviado ao Governo do Estado solicitando Homologação Estadual e a União solicitando reconhecimento federal. Se for homologado e reconhecido, além de poder solicitar auxílio financeiro e de material para o Estado e União, poderão ser feitas renegociações de dívidas do PRONAF e o PROAGRO (Seguro agrícola) para os agricultores, além da possibilidade de ter rebate e/ou anistia no Programa Troca-Troca de Sementes do Estado e em programas municipais.

Entre as perdas relativas a pecuária leiteira, na cultura do milho para silagem e na cultura da soja, os prejuízos com a falta de chuva em Coronel Barros chegam a marca dos R$ 55 milhões 902 mil. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí