Busca rápidaX


MANCHETES

Comércio de Ijuí deve fechar as portas a partir de amanhã

20 de março de 2020

O decreto anunciado ontem pelo Executivo Municipal vai sofrer alterações nesta tarde, segundo prefeito Valdir Heck. A principal mudança diz respeito ao comércio de Ijuí, que só pode operar até às 18h de hoje. Isso inclui lojas, salões de beleza, Pet Shops, lojas que trabalham com venda de peças agrícolas, etc. Com relação as padarias, as mesmas devem obedecer um rigoroso padrão de higienização e podem vender somente em balcão, fica proibido a aglomeração de pessoas no interior do estabelecimento. Os bancos por enquanto, seguem coma tendimento normal. 

Segundo Valdir Heck, haverá constante fiscalização no comércio em geral, e aquele comerciante que desrespeitar o decerto e optar pelo funcionamento, pode ter o alvará caçado. O mesmo vale para as conveniências dos postos de combustíveis. 

Sobre os restaurantes, a decisão final será publicada em novo decreto na parte da tarde, por enquanto, seguem funcionando, porém, obedecendo as regras de higienização, a quantidade de pessoas e a distância entre elas. Supermercados e farmácias da mesma forma, seguem funcionando normalmente, porém, segundo o chefe do executivo, em cada supermercado deve haver um responsável por organizar a fila e a entrada de pessoas em pequenos grupos, mantendo a distância mínima de 2 metros. 

A empresa Medianeira Transportes desde hoje não pode operar em Ijuí, já os transportes individuais, como táxis e aplicativos continuam em funcionamento, por enquanto, também respeitando as regras de higienização, como uso constante de álcool gel, inclusive na direção, assentos e maçanetas.  Os bancos por enquanto operam normalmente, pois dependem de normativa da Febraban-Federação Brasileira de Bancos. 

Mais detalhes serão divulgados a partir da tarde, após os ajustes oficiais no decreto emitido ontem. 

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí