Busca rápidaX


MANCHETES

Comércio de Ijuí e região precisa se adaptar para vendas durante a Páscoa em razão do coronavírus

6 de abril de 2020
Em Ijuí, nesta segunda-feira o comércio retomou ações, mas com atendimentos mais restritos

Esta semana é diferenciada no âmbito religioso, pois transcorre a Semana Santa, que vai culminar, no próximo domingo, dia 12, com a Páscoa. No aspecto econômico, o período tradicionalmente é de compras de chocolates e doces.

Porém, nesse ano, com a pandemia de coronavírus, o comércio está com grandes restrições de funcionamento, a fim de evitar aglomeração de pessoas. Em Ijuí e região o comércio se mantém fechado para acesso de clientes dentro dos estabelecimentos.

Com algumas diferenças entre os municípios, no geral as lojas podem fazer tele entregas ou as pessoas têm possibilidade de agendar a compra e buscar os produtos nas empresas, no entanto, sem aglomeração.

Esse é o caso de Ijuí, onde as lojas de doces podem fazer tele entrega ou os clientes retirarem as compras nas portas das empresas. E é o que vai acontecer para a Páscoa deste ano, pois até o dia 15 deste mês o comércio não pode abrir no Rio Grande do Sul.

Demais segmentos de Ijuí, por exemplo, de vestuário, calçados, óticas e outros também têm possibilidade de atuar com a comercialização via whatsapp, redes sociais ou telefone. Apenas estão abertos os serviços essenciais, por exemplo, farmácias, supermercados, dentre outros, mas com normas para distanciamento entre pessoas e higienização.

E a prefeitura de Ijuí alterou parte do decreto sobre funcionamento dos estabelecimentos comerciais neste período de coronavírus. Os restaurantes podem funcionar das 7 às 19 horas com presença de clientes, porém com até 50% da capacidade e dois metros cada mesa.

Após as 19 horas só podem fazer tele entrega de alimentos ou as pessoas irem pegar. Já os bares e lancheiras podem atuar das 7 às 19 horas apenas com tele entrega ou existe possibilidade dos clientes retirarem os produtos no local.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí