Busca rápidaX


Comércio e poder público de Ijuí já estão em clima de natal

8 de dezembro de 2019
Praça da República de Ijuí

O comércio de Ijuí e o poder público já estão em clima de natal. As empresas contam com iluminação especial para o período, também outros aspectos da caracterização natalina além, é claro, de promoções especiais. Já a prefeitura instalou luzes e objetos de natal na Praça da República. O Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei) implanta iluminação diferenciada nas lâmpadas públicas.

Ainda sobre o comércio ijuiense, neste domingo, 08, várias lojas realizaram atendimento, especialmente dos segmentos de vestuário e bazar, em razão de lei municipal que permite trabalho aos finais de semana e feriados. Porém, o horário especial de funcionamento das empresas, visto o período de natal e fim de ano, vai começar no próximo domingo, 15.  O acerto ocorreu entre os sindicatos Varejista e dos Comerciários.

No domingo, 15, as empresas de Ijuí atuarão das 16 às 22 horas; e de 16 a 18 de dezembro, no horário habitual. Já dias 19 e 20 do próximo mês, quinta e sexta-feira, as lojas atenderão das 9 às 22 horas; dia 21, das 9 às 18; e dia 22 de dezembro, um domingo, das 16 às 22 horas.

Na segunda-feira, 23 de dezembro, as empresas ijuienses também estarão abertas das 9 às 22 horas; e dia 24 de dezembro, véspera de Natal, das 9 às 16 horas. Dia 25 do mês que vem haverá o feriado de Natal. Já de 26 a 30 de dezembro o comércio vai ter o horário habitual de atendimento.

Na véspera de ano novo, 31 de dezembro, uma terça-feira, as empresas de Ijuí abrirão das 9 às 16 horas, com feriado em primeiro de janeiro. Os sindicatos ijuienses ainda acertaram ponto facultativo no comércio local para dia 25 de fevereiro, último dia de carnaval.

Foi decidido que a duração normal da jornada de trabalho vai ser de até 8 horas diárias. Existe possibilidade da jornada ser acrescida em até mais 2 horas diárias, com a compensação subsequente ou pagamento com adicional de 50%, exceto o sábado à tarde em que o adicional é de 100%.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí