Busca rápidaX


Comércio Ijuiense está otimista com vendas de Natal e final de ano, afirma Sindilojas

11 de dezembro de 2019

Otimismo é a palavra que define o comércio ijuiense no último mês de 2019. Isso porque, os comerciantes projetam um aumento considerável nas vendas de Natal e final de ano.
Segundo o Sindicato do Comércio Varejista- Sindilojas de Ijuí, o mês já iniciou dando sinais positivos. De acordo com a vice-presidente da entidade, Vânia Diel, recentemente foi feita uma pesquisa com quatro setores do comércio: joalheria, eletroeletrônicos, moda feminina e masculina, e todos estão confiantes e projetam maiores resultados nas vendas em comparação ao ano passado.

Segundo a vice-presidente do Sindilojas, essa projeção se deve também a ações específicas, como por exemplo, preparação da equipe e embelezamento das vitrines. Porém, para que o resultado seja de fato positivo, Vânia salienta que as lojas também precisam estar atrativas para chamar atenção do consumidor. Ainda de acordo com a pesquisa do Sindilojas de Ijuí, neste ano os homens estão propensos a gastar mais que as mulheres: eles estão dispostos a investir cerca de R$ 500,00 em presentes, já as mulheres, devem gastar aproximadamente R$ 400,00.

Um conjunto de fatores contribui para o otimismo, que pode ser percebido em todo estado do Rio Grande do Sul, segundo o Fecomércio-RS. Entre eles, a liberação de saques do FGTS e pagamento do 13º salário.

No acumulado de 2019, até setembro, o volume de vendas do varejo subiu 1,7% no Estado. No país, o aumento chegou a 1,3% no mesmo período, indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De janeiro a outubro, o comércio gaúcho fechou 869 vagas com carteira assinada, apontam dados do Caged, do Ministério da Economia. Em período mais longo, de 12 meses até outubro, o saldo é positivo, com 5,3 mil postos abertos (diferença entre contratações e demissões).

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí