Busca rápidaX


MANCHETES

Comissão começa organizar criação de comitê para cogestão de bandeiras Covid-19 na região de Ijuí

21 de agosto de 2020

O aumento de casos da Covid-19, internações em UTI e óbitos em razão da doença na região de Ijuí levaram a Associação dos Municípios do Planalto Médio a decidir pela criação de um comitê a fim de trabalhar, juntamente com o Estado, no gerenciamento das bandeiras do sistema de distanciamento controlado.

Ontem a Amuplam realizou reunião extraordinária e criou uma comissão que a partir de hoje começa negociar com os 20 municípios da região 13, de Ijuí, a implantação do comitê. São 11 municípios da Amuplam e nove da região Celeiro. Agora, o objetivo é elaborar um protocolo sanitário detalhado de regras. A ideia é que o plano esteja pronto até a próxima terça-feira.

Após o envio da proposta, o governo do Estado analisa os dados em até 48 horas, e define se os municípios da região poderão, ou não, adotar os novos regramentos. A intenção do plano é criar um conjunto de medidas intermediárias entre as bandeiras laranja e vermelha, e evitar o fechamento integral das empresas em caso de classificação de risco maior para a Covid-19. No momento, a região de Ijuí está na bandeira vermelha para a Covid-19.

O presidente da Amuplam e prefeito de Pejuçara, Eduardo Buzzatti (foto), ressalta que a finalidade com o comitê é não depender apenas do Estado na definição das bandeiras Covid-19. Porém, qualquer mudança de regras, por exemplo, para funcionamento do comércio ou outros segmentos, vai depender de avaliação de profissionais de saúde e outras áreas que farão parte do comitê regional.

Hoje, no fim da tarde, o governo gaúcho vai divulgar a prévia das bandeiras para a próxima semana. Buzzatti frisou que a situação da região de Ijuí é bastante complicada, visto lotação de leitos de hospitais, além de óbitos pelo novo coronavírus, o que torna muito difícil que na semana que vem a região 13 retorne para a bandeira laranja.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí