Busca rápidaX

MANCHETES

Comitê Covid da região de Ijuí deverá apresentar hoje plano de ação após nível de alerta

19 de maio de 2021

A integrante do comitê técnico da Região 13 da Covid, Rita Nicoletti, disse, nesta manhã para a Progresso, que o objetivo do plano de ação em organização por Amuplam e Amuceleiro é reduzir aglomerações e a circulação viral, mas preservar a economia. Diante disso, reforçou o que o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, comentou hoje pela manhã na Progresso (veja matéria na sequência), por exemplo, com fechamento de bares e assemelhados da meia noite às 6 horas da manhã, período em que apenas poderão funcionar farmácias, hospitais e demais segmentos de saúde ou outros setores essenciais. Outra ideia é que eventos ocorram até as 23 horas. No tocante a esportes, os locais públicos não poderão ter programação e as quadras particulares vão estar proibidas de receber público para acompanhar os jogos. Essas normas deverão seguir na região de Ijuí até que haja redução de números da Covid, por exemplo, entre 10 e 15 dias.

Ijuí

Um comité técnico, composto por oito pessoas, foi criado, ontem, na região 13 Covid, de Ijuí, para estabelecer medidas de contenção ao Coronavírus. O grupo é integrado por quatro pessoas da Associação dos Municípios do Planalto Médio e outras quatro da Associação dos Municípios da Região Celeiro. Hoje, final da tarde, devem ser anunciadas as regras. A medida é necessária, pois ontem o governo estadual emitiu alerta para a região de Ijuí, em razão do crescimento de casos, óbitos e internações por Covid.

O Alerta é o segundo dos três níveis do novo sistema de monitoramento da pandemia, que passou a vigorar no último domingo no Rio Grande do Sul, batizado de 3As, ou seja, Aviso, Alerta e Ação. Caso os municípios ou regiões não tomarem providências, o Estado vai agir para controlar a Covid. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, disse que hoje os prefeitos da região 13 se reúnem para discutir as propostas. Frisou que o município de Ijuí deverá determinar o fechamento dos restaurantes novamente as 23 horas.

Em relação às quadras de futebol, a ideia é liberar funcionamento apenas das estruturas particulares e sem serviço de copa, com meia hora entre uma partida e outra para a higienização. Andrei Cossetin ainda ressaltou a possibilidade de restringir a circulação das pessoas em Ijuí da meia noite até as 6 horas da manhã seguinte. O prefeito ijuiense aproveitou para antecipar que o comércio não deverá sofrer restrição de horários, pois as empresas já cumprem as normas sanitárias.

No tocante às escolas, Cossetin esclareceu que até agora nenhuma foi fechada por conta da Covid e apenas cinco salas de aula suspenderam aulas presenciais por confirmação de Coronavírus entre professores ou alunos. Andrei Cossetin comentou que há excessos em alguns estabelecimentos noturnos. Inclusive dois Pubs foram interditados nos últimos dias, por descumprirem normas contra a Covid.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!