Busca rápidaX


MANCHETES

Como jogos 3D e de VR vão revolucionar a indústria de jogos online?

12 de outubro de 2020

Já pensou como a experiência de um jogador online está mudando de década para década? Se nos anos 90 nem sequer era possível jogar online, tendo só acesso a um jogo pago, atualmente já é possível estar “dentro do próprio jogo”, com recursos como os jogos 3D e a realidade virtual, que é muitas vezes apontada como o futuro do gaming.

As exigência dos jogadores está subindo consideravelmente, fazendo com que as grandes indústria de jogos, como acontece com o cassino online, tenha que inovar e permitir que os jogadores não só tenham acesso a grandes jackpots, como é o caso do Jackpot Mega Moolah no Leovegas, como também eles se consigam divertir ao máximo com o grafismo, jogabilidade e interatividade desse próprio título. 

Prova disso é que, cada vez mais, no iGaming, os jogadores dão preferência a slots online 3D, ao invés das slots mais tradicionais. Porém, o caso do “The Last of Us” é outro, em que os jogadores adoram o “poder” de conseguirem decidir o futuro de suas personagens, tornando jogo mais interativo e único para eles.

Investimento no gaming online nunca foi tão forte

Devido ao aumento de cassinos online autorizados, mas também de plataformas de streaming, essa indústria dos jogos online nunca foi tão rentável e inovadora como até ao momento. Esse fenômeno permite que os grandes vencedores acabem sendo os próprios jogadores, que têm cada vez mais acesso a recursos tecnológicos de excelência, fazendo não só que possam ganhar prémios (no caso dos cassinos online), como também entrem em uma experiência imersiva nos próprios jogos que estão jogando.

Além disso, fica evidente que os maiores e melhores desenvolvedores de jogos do mundo estão investindo forte na interação que seus jogadores estão tendo entre si, beneficiando muito, por exemplo, da popularidade crescente de “streamers” que, com milhares de assistindo por dia, conseguem cada vez atrair mais pessoas para o mundo em crescimento do gaming online.

Jeito inovador de viralizar os jogos online

Retornando à década de 90, que fizemos referência no início desse artigo, os desenvolvedores e produtores dos jogos, nesse período, apenas conseguiam rentabilizar seu título com a venda isolada desse mesmo jogo. Ou seja, as empresas só tinham a chance de lucrarem uma vez com seu cliente. Ora, percebendo o impacto que a internet teve nesses últimos 20 anos, rapidamente essas empresas fizeram evoluir seu modelo de negócio, dando chance de, ao invés de apenas ganharem dinheiro uma vez com o cliente, possam ganhar múltiplas vezes.

Exemplo disso mesmo são jogos famosos como o Fortnite, em que o próprio jogo poderá ser baixado e jogado gratuitamente (abdicando da faturação tradicional). Assim, para além de conseguirem viralizar seu jogo mais rapidamente, pois não há o entrave do preço inicial, essas empresas fazem com que os jogadores se sintam tentados a terem que investir para avançarem no jogo, mesmo que tal não seja necessário.

Não haja dúvidas que é precisamente devido a essa nova indústria, em que as empresas de jogos estão conseguido rentabilidades de diferentes jeitos, que cada vez mais a tendência do gaming online será “oferecer” o jogo original sem custos, mas levando a que esses jogadores, caso queiram passar para uma próxima fase do jogo, tenham que investir nesse mesmo jogo.

Será que o 3D e a realidade virtual são o futuro do jogo online?

Apesar de já existirem essas tecnologias, sendo que já é possível jogar, por exemplo, em várias slots 3D nos cassinos online, a verdade é que ainda a adoção e aceitação por parte dos jogadores a essas novas tecnologias no gaming ainda está bem no início. Porém, se acredita que tanto o 3D e o VR – todas elas formas de aumentar a interatividade e participação no próprio jogo -, poderão muito bem ser o próximo passo dos cassinos e da indústria de jogos no geral, para revolucionar esse setor, que está cada vez mais concorrido e exigente.