Busca rápidaX


Comunidade está mais consciente na busca por atendimento na UPA de Ijuí, afirma Coordenador

30 de março de 2020

A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) de Ijuí, completa em julho um ano em novas instalações. Direcionada a serviços de urgência e emergência, um dos grandes problemas relatados pela equipe, desde o início, é quanto a falta de conscientização por parte da comunidade, que procura atendimento, muitas vezes, de forma desnecessária, ocupando o lugar de quem realmente precisa.

Mas, mediante a chegada do novo coronavírus, Edgar Mói, enfermeiro responsável pela unidade Ijuí, relata que o cenário está mudando. Segundo ele, aos poucos, a população está entendendo como e quando buscar atendimento.

O enfermeiro Edgar Mói afirma ainda que existe toda uma organização dos serviços por parte dos profissionais, na busca por minimizar ao máximo a exposição das pessoas aos riscos eminentes de ambiente como o da UPA.
Porém, essa consciência da comunidade deve existir o ano todo. Edgar Mói faz um apelo ainda as mães com filhos pequenos e aos idosos, para que só procurem atendimento na unidade em caso de extrema urgência. “Se expor desnecessariamente a um serviço de saúde traz prejuízos a nossa saúde e a saúde de cada um”.

Por fim, Mói faz um apelo à comunidade, para que leve a sério o isolamento social. “Esse é o momento de cuidar de você e de quem você ama” conclui.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí