Busca rápidaX

Conferência Municipal de Saúde debate ações para Ijuí

11 de abril de 2019

Iniciou hoje (11), no Salão de Atos da Unijuí, a 9ª Conferência Municipal de Saúde. Os trabalhos têm como objetivo debater os temas relacionados a área e conjecturar ações que possam ser apresentadas na conferência estadual prevista para acontecer nos dias 24 e 25 de maio em Porto Alegre.

Na abertura dos trabalhos, o prefeito em exercício Valdir Zardin lembrou que é preciso organizar o Sistema Único de Saúde, de maneira tal que ele seja aperfeiçoado. De acordo com Zardin, há mais de cinco anos não ocorre atualização dos valores repassados para Ijuí. O prefeito lembra ainda que ações de saúde preventiva são mais baratas e em certa parte culpa os usuários do sistema, no caso a população, por não participar a pleno de ações como as campanhas de vacinação. Zardin reitera que frequentemente o público alvo não é completamente atingido, uma vez que muitas pessoas não procuram as salas de vacinas durante as campanhas de imunização.

Durante a manhã os participantes da Conferência acompanharam o painel Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação – Financiamento do SUS, apresentado pela farmacêutica Irene Porto Prazeres.

A 9ª Conferência Municipal de Saúde continua durante a tarde e encerra amanhã pela manhã com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos inscritos e a votação com a designação dos 12 delegados escolhidos para participar da conferência estadual.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí