Busca rápidaX

MANCHETES

Confira a situação de Ijuí e região, atingidos pelo excesso de chuva

31 de Maio de 2017
As constantes chuvas que atingem a região noroeste do estado nos últimos dias, trazem diversos prejuízos em setores ligados principalmente a agricultura. Em Santo Ângelo, TRÊS famílias foram retiradas de suas casas, além de danos de pontes de ligação, no interior. Uma avaliação dos técnicos do DAER de Santa Rosa foi realizada, na manhã de hoje, na ponte do Rio Ijuí que liga Santo Ângelo a Entre Ijuís. No local o tráfego permanece normalizado.   

O município de Porto Xavier, que faz divisa com a cidade argentina de San Xavier enfrenta grandes dificuldades em decorrência da cheia do Rio Uruguai. O transporte de Balsa foi cancelado e o município estima editar um decreto de emergência em razão das cheias. Segundo o Prefeito da Cidade Vilmar Kaiser, a cada hora o Rio sobre SEIS centímetros o que deixa todos os moradores apreensivos. No acumulado do ano já choveu MIL e 800 milímetros na cidade de Porto Xavier

Na região de São Luiz Gonzaga, segundo o IMET, o acumulado de chuvas chega a 576 milímetros no mês de Maio. O acesso principal ao município de Pirapó está bloqueado, devido as águas que atingiram a ponte que dá acesso à cidade. Algumas linhas do transporte escolar foram canceladas na cidade, em decorrência das condições das estradas. 

Em Catuípe, o prefeito municipal Joelson Baroni se reuniu hoje à tarde com autoridades da defesa civil para estudar o decreto de emergência devido as chuvas. Os principais problemas ocorreram no Distrito de Santa Tereza, onde DUAS pontes foram danificadas em decorrência do acúmulo de água do Rio Santa Tereza. No município de Catuípe, o transporte escolar funciona normalmente, mas, as condições das estradas estão precárias, em face das chuvas.

O município de Augusto Pestana estuda também decretar situação de emergência. Segundo o prefeito Vilmar Zimermman cerca de 20% da produção leiteira foi comprometida com a chuva. Os dados da EMATER de Augusto Pestana indicam um prejuízo que ultrapassa UM milhão de reais em estragos ocasionados pela chuva.

Em Boa Vista do Cadeado, o prefeito Fábio Barassuol disse que o poder executivo fiscaliza as situações mais críticas, que se encontram principalmente nas estradas do interior. Conforme o Prefeito são mais de MIL quilômetros de estradas que recebem uma atenção máxima das equipes da prefeitura. Alguns trabalhos pontuais são executados mesmo com a incidência das chuvas. No município, o transporte escolar e da produção leiteira transcorrem normalmente.

Em Ijuí, conforme levantamento da EMATER choveu em 2017, 1467 milímetros. A média para o ano é de 1650 milímetros de Chuva. Somente no mês de Maio foram 18 dias de chuvas, com 460 milímetros de precipitação em todo o território rural de Ijuí. De acordo com a EMATER toda essa chuva prejudica os trabalhos em lavouras como; semeadura das culturas de inverno, dessecação e aplicação de defensivos e fertilizantes. Não há um levantamento de prejuízos financeiros em decorrência da chuva, o que deve ser realizado pela entidade nos próximos dias.

A coordenadoria de Defesa Civil de Ijuí, retirou na manhã de hoje, uma família que residia próximo ao Rio Ijuí, no distrito de Itaí. Eles foram realocados em casa de familiares. Segundo a coordenadora Sandra Martins está descartada o decreto de emergência na cidade de Ijuí. A defesa civil continua o monitoramento das situações principalmente nas localidades do interior.

O prefeito de Panambi, Daniel Hinah foi a Porto alegre hoje, onde se reuniu com técnicos da defesa civil, para o encaminhamento do decreto de emergência. Panambi foi um dos municípios da região que mais sofrem com as chuvas. Na cidade ainda há famílias desalojadas, que recebem auxílio da Defesa Civil municipal. Situação semelhante acontece em Ajuricaba, onde o poder executivo também já decretou situação de emergência. Na cidade ainda há famílias desalojadas e as principais perdas se concentram no interior.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!