Busca rápidaX

Confira ordem do desfile Farroupilha desta quinta-feira em Ijuí

20 de setembro de 2018

A Semana Farroupilha tem, hoje, o ponto culminante, com o último dia da programação. Em Ijuí, nesta manhã, haverá o desfile farroupilha. A programação vai acontecer na rua Benjamin Constant. Logo mais, às 8 horas e 30 minutos, haverá concentração e posicionamento das entidades.

Às 8 e 45 as autoridades fazem a revista, com percurso pela rua Benjamin Constant. Depois, às 9 horas, vai iniciar o desfile, com passagem da parte cultural das entidades e dos cavalarianos. Inicialmente vai ocorrer o desfile das entidades tradicionalistas. Cada uma vai apresentar um sub-tema da Semana Farroupilha, que neste ano abordou o tropeirismo.

Pela ordem, vai desfilar pela rua Benjamin Constant de Ijuí, primeiramente, o Grupo de Folclore Chaleira Preta. A entidade vai tratar sobre o tropeirismo missioneiro em sua primeira fase, com introdução do gado e formação das Estâncias Missioneiras, que deram origem à Vacaria do Mar.

Após participa o Grupo de Folclore Fogo de Chão, com o sub-tema “Vacaria dos Pinhais”, considerado o 2º ciclo Missões. Na sequência desfilarão o CTG Avó Maragato, com o sub-temaCiclo do Muar”; CTG Laureano Medeiros com a temática “Os 5 Grandes Caminhos”; e o Grupo de Arte Nativa Cabo Toco sobre “Usos e Costumes dos Tropeiros”.

O Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro vai apresentar, na rua Benjamin Constant, os “Tipos de Tropas”; o Grupo de Folclore Chão Batido vai abordar os “Ofícios Associados”; e o CTG Querência Xucra sub-tema “A Comitiva”.

Além disso, no desfile da Semana Farroupilha hoje pela manhã em Ijuí, o CTG Velho Vargas vai abordar o “Tropeirismo Regional” e o CTG Clube Farroupilha, o último a desfilar, vai fazer homenagem aos 75 anos de fundação da própria entidade.

Essas entidades tradicionalistas passarão na rua Benjamin Constant com os piquetes afilhados. Depois da passagem das entidades, o desfile da Semana Farroupilha, hoje pela manhã, em Ijuí, vai ter a presença dos cavalarianos.

Pela ordem, desfilarão cavalarianos do CTG Velho Vargas, Grupo de Folclore Chaleira Preta, Grupo de Folclore Fogo de Chão, CTG Avô Maragato, CTG Laureano Medeiros, ainda o Grupo de Arte Nativa Cabo Toco.

Após, haverá presença dos cavalarianos ligados ao Centro de Cultura Nativa Piazito Carreteiro, CTG Querência Xucra, Grupo de Folclore Chão Batido e CTG Farroupilha. Depois do desfile, em Ijuí, haverá a extinção do fogo crioulo, a cargo do tradicionalista, Alceu José de Souza, um dos fundadores do Piquete Pousada dos Tropeiros, o que vai marcar o término da Semana Farroupilha.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
Peugeot Champs Elysées

Deixe seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Peugeot Champs Elysées

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!