Busca rápidaX

MANCHETES

Confirmado caso de dengue em Pejuçara

20 de fevereiro de 2020

Exames do Laboratório Central do Estado, o Lacen, confirmaram um caso de dengue em Pejuçara. O resultado foi informado hoje para a secretaria municipal de Saúde. Segundo o responsável pela pasta, Erasmo Daronco, o caso de dengue foi registrado numa mulher, jovem, que recentemente viajou para outro Estado.

Portanto, é um caso importado da doença. Erasmo Daronco disse que a paciente já recebeu todo o tratamento necessário e o período de transmissão da dengue já passou, ou seja, não existe mais possibilidade da mulher transmitir a doença.

Também hoje, a secretaria da Saúde de Pejuçara recebeu resultado de exames em outra pessoa que deu negativo para dengue. A pasta ainda aguarda resultados de exames de outras duas pessoas, suspeitas de estarem com dengue.

O mais recente levantamento apontou que o índice de infestação predial do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, em Pejuçara é de 2,4%. O máximo aceito pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Erasmo Daronco pede mais conscientização dos moradores para limpeza dos pátios e demais áreas, ou seja, eliminar recipientes e outros objetos que possam acumular água e servirem de criadouros para o Aedes aegypti. Também solicitou que as pessoas não acumulem águas das chuvas para molhar plantas ou tampem bem estes recipientes.

Região

Em Ijuí, nesta semana foi confirmado o primeiro caso de dengue do ano. Trata-se de um morador do bairro Burtet. Cruz Alta também confirmou um caso da doença e no município de Cerro Largo houve confirmação de três casos de dengue.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí