Busca rápidaX

Conrural de Ijuí aposta em união de esforços para maior desenvolvimento do interior

22 de janeiro de 2021
Lavoura de soja em Santa Lúcia. Bozano

O Conrural – Conselho Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Rural de Ijuí – pretende contribuir com a nova administração municipal, através de projetos. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente da entidade, João Kuchak, disse que a área rural ijuiense tem potencial de crescer ainda mais. Ele cita que seria interessante implantar na Colmeia do Trabalho um frigorífico de frangos, pois a produção dessas aves acontece num período bastante curto, traz renda para os agricultores a cada pouco tempo, além de movimentar a cadeia produtiva, por exemplo, de milho.

João Kuchak ainda observou o foco que precisa seguir na sucessão rural, a fim de manter os jovens na agricultura. Nesse quesito, o presidente do Conrural acredita que são necessárias diferentes iniciativas para que os jovens rurais tenham renda permanente e se sintam motivados a ficar no meio rural. Kuchak também defende união de esforços, por exemplo, entre a Unijuí, Emater, empresas, Sicredi, Ceriluz e outros para que novos projetos possam transcorrer para produtores rurais, até pelo conhecimento e iniciativas desses segmentos. Citou a empresa 3 Tentos, que em Ijuí produz biodiesel, outra área que movimenta a economia rural.

Ontem tomou posse o secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí para a atual gestão da prefeitura. Trata-se do professor universitário, Daniel Claudy da Silveira. Na primeira manifestação pública, ele destacou o foco de trabalho em estradas, acessos a propriedades rurais, sucessão rural e geração de renda para os agricultores. Silveira ainda destacou o esforço para a geração e agregação de renda nas propriedades rurais, com valorização dos produtos do município, além da representatividade da agricultura familiar. Pediu que os produtores proponham projetos e informem necessidades de atendimento, por parte do poder público.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí