Busca rápidaX

MANCHETES

Consabi recebe novos conselheiros da Corsan

13 de abril de 2017
Em reunião ordinária na manhã desta quinta-feira, o Conselho Municipal de Saneamento Básico de Ijuí (Consabi) recebeu os novos representantes da Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan).  Além do diretor-presidente do Departamento de Saneamento Básico de Ijuí (Demasi), Enio dos Santos, e do superintendente da Corsan, João Batista Corim da Rosa, a reunião contou com a presença de representantes da Agenda 21, servidores da autarquia, e da Secretaria de Saúde,

 

A pauta incluiu, ainda, relato sobre as obras de esgotamento que estão sendo realizadas em Ijuí. Segundo Enio dos Santos, atualmente os trabalhos estão sendo realizados na área de abrangência da  Bacia 8 e complementação da Bacia 0 (Zero). A reunião tratou, ainda, das próximas licitações a serem realizadas durante este ano e que juntas somam um investimento em torno de R$ 40 milhões.  “Somado a isso, prevê-se a abertura de processo de licitação para a continuidade das obras de redes de esgoto no Parque da Pedreira, para a qual se estima o valor de R$ 4milhões”, pontua o diretor-presidente do Demasi. Enio dos Santos diz comentou, ainda, acerca da aquisição de um caminhão novo de esgotamento, equipado com hidrojato, para atender demandas no município, cuja deliberação pelo conselho ocorrera em novembro do ano passado.

Paralelamente segundo Enio, a Corsan e o Demasi, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem conduzido a elaboração do projeto de um sistema de esgotamento sanitário para a região da comunidade Faixa Velha, com a prospecção de resolver um problema crônico do local. O diretor-presidente do Demasi, colocou também sobre as obras de drenagem pluvial que estão em execução e as próximas ações neste setor, inclusive a limpeza de bocas de lobo e tratou sobre o andamento das obras de instalação do novo transbordo de resíduos sólidos.

As próximas ações previstas no que dizem respeito a resíduos sólidos estão vinculadas a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e do Plano Municipal de Saneamento Básico, cuja revisão está em andamento. A reunião pública referente a este assunto será realizada no dia 11/05, no auditório do Sindicato Rural (junto a SMMA). Será realizada divulgação sobre esta audiência. “Além disso, o Demais e a Secretaria de Meio Ambiente, trabalharão na elaboração de projetos na área de educação ambiental para fortalecimento das ações de resíduos sólidos”, conclui Enio.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
error: Conteúdo protegido!