Busca rápidaX


MANCHETES

Construção da Central Geradora Hidrelétrica de Igrejinha deve ser concluída no próximo mês

6 de janeiro de 2021

Em recente entrevista à Rádio Progresso de Ijuí, o presidente da Ceriluz, Iloir de Pauli, falou sobre o desenvolvimento da Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Igrejinha, um importante empreendimento que está em fase final de construção. A CGH pertence à empresa Boa Vista do Cadeado Energia Ltda, formada pelas cooperativas Ceriluz, de Ijuí, detentora de 59% dos ativos, e Coprel, que responde por 41%, totalizando um investimento estimado em R$ 30,2 milhões.

Construída no leito do rio Ijuizinho, na comunidade de Ponte Queimada, na divisa entre os municípios de Boa Vista do Cadeado e Jóia, a obra teve início em meados de junho de 2019, com os primeiros trabalhos concentrados na barragem, que reaproveitou a antiga estrutura da Usina Tarumã, que havia no local.

Segundo Iloir de Pauli, a conclusão havia sido projetada para dezembro, porém a pandemia da Covid-19 atrasou o processo, na medida em que faltou material. O presidente cita como exemplo o desabastecimento de ferro e aço além de um acréscimo de custo de quase 30% a mais no aço e cimento.

A Central Hidrelétrica Igrejinha já possui todos os equipamentos instalados, como turbina e sala de comando. A subestação vai contar com dois geradores, na medida em que uma turbina vai alimentar a rede da Coprel e a outra vai alimentar através da rede da RGE, já que naquela região, segundo Di Pauli, nenhuma rede suportaria a capacidade total da usina, por esse motivo a divisão. Segundo o presidente da Ceriluz, a expectativa é de que até 20 de fevereiro a Usina Hidrelétrica Igrejinha esteja totalmente concluída.

Com uma queda de 18,5 metros em relação ao ponto de coleta de água e a localização das turbinas, e um canal adutor de 618 metros escavados na rocha, a CGH Igrejinha terá uma capacidade instalada de 4,85 Megawatts (MW), energia para atender mais de 5 mil famílias.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí