Busca rápidaX

MANCHETES

Convênio entre empresa e Penitenciária Modulada emprega 19 detentos em Ijuí

5 de maio de 2020
Foto; Penitenciária Modulada de Ijuí

A Penitenciária Modulada de Ijuí firmou um convênio com uma empresa de embalagens (JSoma embalagens) para oferecer trabalho e renda para apenados. Conforme Cidinei de Oliveira Cichoves, policial penal e Coordenador de projetos da Penitenciária, o empreendimento migrou da cidade de Videira para Ijuí e procurou a casa prisional para firmar a parceria.

O trabalho consiste em realizar o acabamento em embalagens plásticas que são utilizadas em frigoríficos e outras fábricas. Inicialmente o serviço englobaria 7 pessoas. No entanto, foram treinados 15 apenados e recentemente selecionadas mais 4 apenadas para as atividades laborais. Portanto hoje estão empregados 19 presos e o convênio permite a ampliação deste número para 50 apenados.

Conforme a legislação, empresa não arca com encargos trabalhistas e precisa pagar, no mínimo, 75% do salário mínimo aos presos. Deste valor, 20% fica retido para quando eles saírem da prisão e o restante é entregue para eles, que devem disponibilizar o valor para a família. Mas, a intenção, conforme Cidinei, é de que se eles cumprirem metas estabelecidas pelos gestores da organização receberão o salário completo. Além disso os presos tem a pena reduzida a cada dia trabalhado.

O coordenador reforça que em época de pandemia e de aumento de demissões é positivo contarmos com um empreendimento que passará a gerar arrecadação pro município, além de renda para dezenas de famílias. A intenção da empresa é ampliar essa produção e iniciar a confecção de roupas plásticas como capas de chuva.

Conforme Cidinei Cichoves a Modulada mantém diálogo com empresas e almeja que outras atividades sejam implantadas na casa prisional. Isso porque o trabalho dá outras perspectivas para os apenados que tendem a não retornar mais para o mundo do crime, em virtude da questão disciplinar.

Atualmente a Penitenciária conta com 730 presos e, conforme o coordenador, muitos demonstram a disposição em trabalhar. 

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!