Busca rápidaX


Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí, deverá ter aumento de abrangência

5 de junho de 2020

A projeção é que a área de abrangência da Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí, passe dos atuais 29 para 34 municípios. Isso porque, o governo gaúcho vai readequar o atendimento no segmento agrícola do Estado.

O agora ex-supervisor da Coordenadoria de Agricultura, sediada em Ijuí, Emílio Stum (foto), frisa que o órgão vai perder alguns municípios da região Celeiro, mas ganhar outros da região de Cruz Alta. Isso porque vai ser extinta a Coordenadoria Regional de Agricultura de Cruz Alta.

Diante disso, Cruz Alta e municípios vizinhos passarão a pertencer à Coordenadoria de Ijuí. O Estado também deverá extinguir as Coordenadorias de Agricultura de Erechim, Uruguaiana e Soledade.

Emílio Stum pediu para os municípios de Santo Augusto, Nova Ramada, Chiapetta e Inhacorá seguirem sob atendimento da regional da Agricultura de Ijuí. Ainda propôs que os municípios de Tenente Portela, Barra do Guarita e Três Passos fiquem com a Coordenadoria de Agricultura de Palmeira das Missões e não com a regional de Santa Rosa, como está previsto.

Das 19 Coordenadorias Regionais de Agricultura do Rio Grande do Sul, haverá redução para 15. Já a Coordenadoria Regional de Agricultura de Ijuí vai ter diminuição de quatro Inspetorias Veterinárias; com isso, ficará com 10. Diante disso, as quatro Inspetorias serão transformadas em Postos Veterinários. Porém, os locais ainda não foram informados.

Por outro lado, Emílio Stum se aposentou na semana passada; por isso, já deixou as funções na secretaria estadual de Agricultura. Ele atuou por 38 anos como Médico Veterinário e há 18 anos estava na supervisão da Coordenadoria Regional de Agricultura, com sede em Ijuí.

Assumiu o cargo de chefia da supervisão da Coordenadoria de Agricultura, a Médica Veterinária, Emili Bernardi, transferida da Inspetoria Veterinária de Crissiumal.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí