Busca rápidaX

MANCHETES

Coprel e Ceriluz assinarão aprovação de financiamento com BRDE para construção de usina

11 de março de 2019

A Ceriluz e a Coprel vão assinar, às 17 horas de hoje, 11, na Expodireto, em Não Me Toque, termo de aprovação de financiamento com o BRDE, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, para a construção de mais uma usina.

Trata-se da edificação da CGH Igrejinha, empreendimento de intercooperação entre as cooperativas Coprel, de Ibirubá, que tem 41% de participação do projeto e a Ceriluz, de Ijuí, com 59%. Com a obtenção da Licença de Instalação no final de 2017, já foi feita a aquisição de áreas de terras de proteção permanente e a cotação e definição dos equipamentos principais, como turbina e gerador. Agora, acontece a assinatura do termo de aprovação do financiamento.

O valor total do empreendimento está estimado em 30 milhões, 255 mil reais. Desse montante, 95,85% vai ser financiado pelo BRDE. A usina a ser construída entre Ceriluz e Coprel vai ter capacidade de 4,85 Megawats, com edificação no rio Ijuizinho, em Boa Vista do Cadeado.

O governador, Eduardo Leite, vai participar do ato nesta tarde, além do secretário do Meio Ambiente, Artur Lemos, os presidente das cooperativas Jânio Vital Stefanello (Coprel), Iloir De Pauli (Ceriluz), o presidente da Ocergs,  Vergílio Frederico Perius, o vice-presidente e diretor de Planejamento e Financeiro do BRDE, Luiz Correa Noronha e o presidente da Cotrijal, Nei Cesar Mânica.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Coprel