Busca rápidaX

Coronavírus: Hospital Unimed Noroeste/RS adota plano de contingência

5 de março de 2020

O crescimento no número de casos suspeitos e confirmados do novo Coronavírus (2019-nCoV) coloca em alerta as instituições de saúde. Ao acionar seu Plano de Contingência direcionado à doença, o Hospital Unimed Noroeste/RS, existente em Ijuí, adotou estratégia de orientar profissionais de diferentes áreas assistenciais sobre práticas já estabelecidas em relação a patologias infectocontagiosas. Nesta quinta-feira, 5, o treinamento foi desenvolvido em três momentos.

“Todas as orientações a serem executadas são rotinas já padronizadas na instituição e estão sendo recapituladas entre as equipes”, explica a coordenadora do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde do Hospital Unimed, Dulcinara Maboni. A enfermeira explica que a principal medida para prevenir a infecção e evitar a proliferação do Coronavírus é a higiene adequada das mãos, como a lavagem com água e sabão ou usando álcool gel 70%.

Já o diretor técnico do Hospital, médico Jorge Montardo, enfatiza que a instituição está “preparada para atender possíveis casos, tendo padrões de assistência alinhados, sempre seguindo orientações do Ministério da Saúde”. Esclarece que embora sendo ocasionada por um novo vírus, ainda em estudo, trata-se de uma doença infectocontagiosa e, portanto, os profissionais já possuem experiência no manejo.

O Plano de Contingência é uma estratégia organizacional e preventiva de como agir diante de adversidades, como as pandemias. Neste caso, visa orientar o fluxo para atendimento, triagem, diagnóstico e tratamento, garantindo a segurança de pacientes, profissionais da área da saúde, familiares e acompanhantes. Todas as práticas estão amparadas nos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde.

Como parte das ações estabelecidas, na próxima semana haverá orientação para todos os funcionários da cooperativa médica. Até o momento, o Hospital Unimed Noroeste/RS não recebeu casos suspeitos ou confirmados da doença.

Como prevenir:

Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%

– Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos

– Evitar contato próximo com pessoas doentes

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar utilizando o cotovelo flexionado ou lenço descartável

– Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência

– Não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, pratos, copos ou garrafas)

– Manter os ambientes bem ventilados

Principais sintomas:

Febre e, pelo menos, um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, coriza). O alerta está para quem tenha viajado recentemente ou entrado em contato com caso suspeito para o Coronavírus nos últimos 14 dias.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Unimed Noroeste

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!