Busca rápidaX


Cotação da soja ultrapassa os R$ 103 e atinge um dos mais elevados valores dos últimos anos

1 de julho de 2020

A soja atingiu hoje um dos maiores preços históricos do grão. Na região de Ijuí a saca de 60 kg está cotada a R$ 103,50. Segundo o corretor de cereais da Solo corretora de cereais de Ijuí, Índio Brasil, seguramente nos últimos 2 anos esta é a maior cotação da soja. No entanto, historicamente, já houve preços superiores sendo pagos pela oleaginosa.

Conforme tabela com dados do Cepea, Centro de pesquisas econômicas da Escola Superior de Agricultura, entre os anos de 2008 e 2018 não se teve registro de preços nesse patamar no Brasil.

Índio reforça que isso se deve principalmente à taxa de câmbio. O corretor explica que apesar da soja americana ter cotações mais baixas que a soja brasileira, a incerteza comercial faz com que a China opte por comprar o produto do Brasil. O especialista reforça que a insegurança em comprar dos Estados Unidos se traduz em prêmios para a soja brasileira que é valorizada e, por isso, o reflexo no aumento expressivo do preço da saca. Resumidamente, há uma briga comercial entre China e Estados Unidos que impacta diretamente no Brasil, através do agronegócio. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí