Busca rápidaX

MANCHETES

Covid-19: aumento de casos em Ijuí e região preocupa e coloca municípios em alerta

14 de maio de 2021

O aumento expressivo nos casos da Covid preocupa Ijuí e região. Prova disso está no número diário de consultas no Cetro de Triagem de Ijuí por exemplo, que nos primeiros 12 dias de maio recebeu 577 pacientes, uma média diária de 70 a 80 pessoas. O que chama atenção, segundo a enfermeira que coordena o espaço, Rúbia Zardim, é a faixa etária das pessoas, já que agora é comum observar mais crianças em busca de atendimento. Segundo ela, o aumento se deu após a alteração da bandeira preta para a vermelha, que consequentemente deu mais liberdade a bares e pubs por exemplo, além das escolas que estão retornando ao sistema presencial.

No HCI, segundo o assessor de comunicação Alan Diniz, a situação está sob controle, Nesta sexta-feira (14), 18 pacientes estão internados na UTI Covid e 13 em leitos clínicos para o coronavírus. No entanto, são pacientes de toda região. O maior pico nas internações, segundo ele, se deu no início de março, já que num período de 72 horas foi necessário ampliar o número de leitos de UTI deforma urgente: passando de 10 para 38 leitos de internação. A situação agora está estabilizada, segundo ele. Nas últimas 24 horas o município de Ijuí registrou aumento de 70 casos.

O Hospital Bom Pastor de Ijuí, segundo a  Diretora Executiva da Instituição, Rosane Schiavo, está com a UTI Covid lotada. Já nos leitos clínicos, são 11 pacientes internados confirmados com a doença, no entanto, estão recebendo nesta manhã mais duas internações da Unidade de Pronto Atendimento, UPA. 

Já no Hospital Unimed Noroeste RS em Ijuí, a situação também é de alerta. Hoje, 33 pessoas estão internadas e positivadas para Covid. Na UTI adulto estão quatro pacientes, três de Ijuí e um de Panambi. Já na Unidade de Isolamento são mais 29 pessoas. 

Na região, a superlotação dos hospitais em Santo Ângelo e Unimed Missões passa a ser um dos principais desafios na luta contra a pandemia, que resultou na completa ausência de leitos clínicos e de UTI em ambos os hospitais ontem a noite, quando 106 casos positivos da doença foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), elevando para 765 casos somente no mês de Maio, gerando a média de 58,8 casos/dia, além de 18 óbitos no presente mês.

A provedora do Hospital Santo Ângelo, Iara Fortes, se manifestou com muita preocupação nesta manhã (14). Disse que foram desocupadas salas de consultórios para abrir mais espaço a fim de internar pessoas confirmadas ou com suspeita da Covid. Frisou que nas últimas horas havia pessoas em corredores onde recebiam oxigênio. Em Santa Rosa, nas últimas horas, todos os leitos de UTI estavam lotados.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!