Busca rápidaX


MANCHETES

Covid-19: municípios de Ijuí e região se reúnem nesta manhã para tratar sobre medias que serão anunciadas pelo Estado

18 de maio de 2021
Fotografia/Getty Images

O governo gaúcho vai divulgar, as 11 horas de hoje, se confirma alertas de risco para crescimento da Covid nas regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Cachoeira do Sul.
Todas apresentam incidência de casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias acima da média estadual.

Pelo novo sistema de gestão da pandemia, se os alertas técnicos forem oficializados pelo gabinete de crise, as cinco regiões, por meio dos prefeitos, vão ter 48 horas para responder que medidas pretendem adotar para conter o avanço do Coronavírus.

Em Ijuí, segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura, a Região 13, que compreende 20 municípios, sendo os 11 que integram a Amuplan e os nove da região celeiro, optaram por aguardar a confirmação do alerta emitido pelo estado para então deliberar as medidas a serem tomadas. Está marcada pera logo mais, as 11h, uma reunião com a chamada R13, para debater sobre a organização do comitê. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, o comitê Covid já existe desde o início da pandemia, e por enquanto não veio nenhuma orientação por parte do estado sobre a necessidade de mudanças na estrutura da organização já existente. “Se for possível utilizar o mesmo comitê, Ijuí está pronto” afirma a assessoria.

Domingo entrou em vigor a nova sistemática de gerenciamento da pandemia, chamada de 3As, ou seja, aviso, alerta e ação.Se os técnicos do Estado percebem tendência de estabilização ou de leve piora da Covid, emitem aviso, mas se houver piora acentuada, ocorre comunicação de alerta para as regiões, ou seja, o último nível dos 3 As.
Para as regiões de Santa Rosa e Palmeira das Missões, foi emitido aviso, o que não exige que os prefeitos adotem medidas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí