Busca rápidaX

CPI dos Cemitérios de Ijuí apresenta relatório

10 de janeiro de 2020

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Vereadores de Ijuí, que investigou irregularidades nos cemitérios da cidade, entregou hoje pela manhã o relatório com depoimentos e dados coletados ao longo de três meses de trabalho.

O documento foi remetido à presidência da Casa, Polícia Civil e Ministério Público. Foram ouvidas 12 pessoas, além de documentos que foram compilados sobre a exumação irregular de um corpo no Cemitério Jardim, denunciada às autoridades no mês de setembro do ano passado.

O caso levantou suspeitas e fez com que novos casos semelhantes fossem descobertos. Segundo o vereador Andrei Cossetin, relator da CPI, a comissão reuniu provas documentais e de testemunhas, indicando que ainda existe a prática de reserva de espaços nos cemitérios de Ijuí. Essa prática é ilegal, e a partir das provas anexadas ao processo os responsáveis devem ser penalizados.

Diante dos fatos, o vereador Cossetin solicitou que a prefeitura tome as devidas providências, para fazer com que o sistema ilegal de reserva de vagas nos cemitérios seja desmantelado.

O outro lado

A administração dos cemitérios de Ijuí está a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito. De acordo com o titular da pasta, Jair da Rosa, já foram tomadas providências para tentar sanar os problemas nos cemitérios da cidade.

Quando do surgimento das denúncias, no ano passado, uma sindicância interna foi aberta para apurar os responsáveis pela exumação irregular e troca de local de corpos no Cemitério Jardim. Outra providência foi a contratação de uma empresa que faz o serviço de portaria no local, identificado todas as pessoas que acessam o cemitério, e fazer um controle mais rígido. Além disso, segundo Jair da Rosa, está em elaboração na Secretaria de Governo uma nova lei para regrar a administração nos cemitérios do município.

Um dos pontos mais relevantes desta lei é a concessão dos espaços à iniciativa privada, inclusive com a possibilidade de instalação de um crematório em Ijuí.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!