Busca rápidaX

CPI para investigar exumação irregular no cemitério Jardim em Ijuí é instaurada no Poder Legislativo

23 de setembro de 2019

 Na sessão desta Segunda Feira(23) do Poder Legislativo de Ijuí, foi apresentado, e aprovado por unanimidade de votos, o requerimento para abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que irá apurar uma exumação irregular, que supostamente, aconteceu no cemitério Jardim. O Prefeito Valdir Heck esteve na câmara de vereadores, na tarde desta Segunda Feira(23) solicitando à bancada de governo para aprovar a instalação da CPI.

Os vereadores, proponentes do requerimento; Adalberto Noronha (PT), César Busnello(PSB), Jeferson Dalla Rosa(PSB), Andrei Cossetim (PP) e Junior Piaia (PCdoB), defenderam, na tribuna, a instalação da comissão.

César Busnello (PSB) inclusive citou que desde 2017 se busca uma resposta do poder executivo para a organização dos cemitérios de Ijuí. A ideia da CPI, segundo Busnello, é de investigar profundamente se ouve falhas na prestação do serviço público.

Andrei Cossetim (Progressistas) disse, em sua fala, que estava constrangido em pedir uma investigação deste tamanho, pois isso gera um descrédito ao serviço público. Cossetim disse que desde 2013 pede uma atenção maior no que tange o registro dos sepultamentos realizados em ambos os cemitérios de Ijuí.

Já o líder de Governo, Vereador Marildo Krombauer (PDT) disse que é de interesse da bancada governista e do próprio governo que essa situação seja investigada. Marildo Krombauer foi além. Segundo ele, é necessária uma investigação firme para que os fatos sejam apurados e que só não subscreveu o requerimento porque não foi procurado.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) seguirá, na sua instalação o que manda a legislação. Os membros da CPI serão escolhidos por proporcionalidade dentro das bancadas. Com isso, o PDT deverá ter a maioria de membros dentro desta comissão especial.

A presidência, relatoria e demais integrantes da comissão parlamentar de inquérito serão escolhidos na próxima Sexta Feira, dia 27, durante reunião das comissões.

Boletim do Cia da Noite sobre a sessão:

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!