Busca rápidaX


Criado no Legislativo, comissão especial pretende tornar Ijuí referência no tratamento de traumatologia e oftalmologia

19 de junho de 2021
Foto: Arquivo Pessoal

Foi criado junto ao Poder Legislativo de Ijuí a comissão especial que trata sobre o credenciamento do Hospital Bom Pastor para oferecer tratamentos na área de Oftalmologia e Traumatologia através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente será o vereador César Busnello (PSB), que também é o proponente da matéria na Câmara. A relatoria ficará a cargo do vereador Ricardo Adamy da Rosa (MDB). A comissão ainda é composta pelos vereadores Paulo Braga e Matheus Pompeo do PDT e Bruna Gubiani e coletivo.

O grupo de vereadores querem pressionar o Estado por uma solução do problema que afeta a vida de centenas de Ijuiensses, estes, precisam se deslocar para outras cidades a fim de ter um tratamento nessas especialidades. “Não é razoável que os pacientes de ijuí façam uma verdadeira romaria em busca de tratamento, sendo Ijuí um polo de saúde”, destacou Busnello.

A questão da Oftalmologia está encaminhada, e vai atingir sete municípios da região, numa abrangência de 120mil pessoas diretamente. Já a traumatologia ainda é um desafio. Hoje, mais de mil pessoas, somente em Ijuí, aguardam por uma consulta ou procedimento nesta área. Segundo a secretaria municipal de saúde o represamento de consultas e procedimentos ocorreu devido a pandemia e os hospitais que são referência estarem com a sua capacidade de atendimento esgotada.

Conforme César Busnello, a comissão irá trabalhar para que essa situação mude e que Ijuí seja a grande referência nesta especialidade médica. “Vamos buscar o apoio dos Deputados da nossa região e tentar, logo, uma reunião com a secretaria Estadual da Saúde”, finalizou. 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí