Busca rápidaX


MANCHETES

Criatec está entre as 27 incubadoras brasileiras consideradas referências no apoio a empreendimentos

17 de dezembro de 2020

A Unijuí possui uma incubadora de empresas denominada Criatec. A coordenadora da unidade, Maria Odete Palharini, afirma que incubadora é um ambiente constituído de espaço físico e apoio tecnológico pra apoiar desenvolvimento de empreendimentos.

No local, são oferecidos serviços de assessoria, mentoria e consultoria com vistas a retirar negócios do papel. A intenção é preparar os empreendedores para que os negócios tenham capacidade de enfrentar os três primeiros anos de gestão. Segundo Maria Odete esse é o período mais crítico e de maior índice de falência dos novos negócios.

Ao todo, 360 incubadoras atuam neste formato no Brasil. 27 delas são consideradas centro de referência em apoio a empreendimentos, com índice de eficácia do trabalho em 98%. E a Criatec é uma dessas incubadoras que passam por um processo de certificação para reconhecer a efetividade do trabalho executado.

No entanto, essa certificação precisa ser renovada periodicamente. Em agosto de 2021 uma nova auditoria define se a Criatec continuará pertencendo ao seleto grupo. A coordenadora Maria Odete Padilha falou ainda sobre uma inovação que está sendo desenvolvida na região de Ijuí que são negócios de impacto.  A explicação de Padilha é de que muitas pessoas estão à margem da sociedade e sofrendo consequências de situações econômicas precárias. Buscar soluções para esses problemas pontuais é o mote do novo formato de negócio.

O sistema se efetiva quando um empreendedor busca uma solução para uma situação social e tem o projeto financiado por grandes corporações que o tornam prático. Um negócio de impacto deve ser efetivado em Ijuí. Trata-se de uma empresa interessada em reaproveitamento de lixo orgânico, transformando em adubos e hortas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí