Busca rápidaX

MANCHETES

#Crisenasaúde: apenas um médico atende postos de saúde em Ajuricaba e Nova Ramada está com o mesmo problema

9 de janeiro de 2019

Com a saída dos profissionais cubanos do programa “Mais médicos”, municípios da região ficaram, pelo menos durante um período, sem médicos para atender os pacientes.

Em Ajuricaba, o caso é preocupante. De acordo com o secretário da Saúde adjunto, Elias Lindorfer, anteriormente o município contava com três médicos cubanos e agora, nenhum. Nas duas primeiras etapas de inscrição do programa “Mais Médicos”, até o fechamento desta matéria, não houveram inscritos para o município.

Atualmente, Ajuricaba conta apenas com um médico, Guilherme Stefanini, que atende 40 horas os três postos de saúde do município. O outro médico, Maicon Bizarelo Moraes, que atende 20 horas, nesta semana não está trabalhando.

O secretário adjunto ressalta que o posto atende apenas casos de urgência e emergência. Segundo ele, a secretaria busca conversar com os pacientes para que entendam a situação e tenham paciência. A indicação para os casos que não se enquadram em urgência e emergência é a de que procurem os serviços do Hospital de Ajuricaba.

Já no município de Nova Ramada, o caso não é muito diferente. Até o final do mês de dezembro, três médicos atuavam no município – sendo uma cubana-, e agora há apenas um profissional trabalhando no posto de saúde. Em entrevista à R.P.I, o prefeito municipal, Elton Rehfled, disse que uma médica se afastou em licença maternidade, outra foi exonerada para atuar em Viamão e, a cubana deixou o município com a saída do País do “Mais médicos”.

Atualmente, desde o dia 2 de janeiro, Nova Ramada conta com apenas um médico clínico geral, que atende os casos mais graves de urgência e emergência, já que nenhum profissional se inscreveu para atuar no município através do programa “Mais Médicos”. O prefeito destaca que a expectativa é de que ainda neste mês a situação possa ser normalizada.

Compartilhar
  • 403
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    403
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Uma resposta para “#Crisenasaúde: apenas um médico atende postos de saúde em Ajuricaba e Nova Ramada está com o mesmo problema”

  1. João Bourscheid disse:

    A solução do problema é fácil, os eleitores votaram em peso no 17, agora é só trazer pastor ou pastora pra rezar e fazer milagres, principalmente a Ministra que viu Gisuis trepando na goiabeira.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!