Busca rápidaX

MANCHETES

CRS de Ijuí organiza vacinação contra a gripe que terá imunização por etapas

10 de março de 2020
Ministério da Saúde realiza Dia D da segunda fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo será neste sábado (30).

A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, espera para esta semana as informações técnicas sobre a campanha de vacinação contra a gripe. Em razão do coronavírus, nesse ano o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha e iniciar o trabalho no próximo dia 23.

Após receber os dados técnicos, a Coordenadoria da Saúde de Ijuí vai repassar os detalhes para as secretarias de Saúde dos 20 municípios de abrangência. A reunião vai ocorrer no próximo dia 17, em Ijuí.

Uma das expectativas é saber se a faixa de vacinação vai ser antecipada dos 60 para 55 anos. Os demais grupos de risco vão seguir na lista de imunização contra a gripe pelo SUS, por exemplo, crianças, gestantes, puerperas, pessoas com doenças crônicas, indígenas, presidiários, dentre outros.

E o Ministério da Saúde inverteu a ordem de público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. Primeiro, serão vacinados os idosos e os trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

A decisão da pasta é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito.

Outra preocupação é evitar que as pessoas acima de 60 anos, público mais vulnerável ao coronavírus, precise fazer deslocamentos no período esperado de provável circulação do vírus, no país. 

A priorização dos idosos nessa primeira etapa, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid 19. Além disso, a pasta considera os estudos e dados que apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos.

Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra. Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além da previsão de incluir já nessa fase os doentes crônicos.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças menores de seis meses e menores de seis anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!