Busca rápidaX

MANCHETES

Cruz Alta assina termo de cooperação para manutenção da Escola Santo Antônio

31 de maio de 2019

Nesta sexta-feira, dia 31, a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, assinou o termo de cooperação com a Conferência São Vicente de Paulo – São José, mantenedora da Escola de 1° Grau Incompleto Santo Antônio para Educação Especial. Através deste ato, serão estabelecidas as condições para a execução de um projeto que atenda aos alunos em suas necessidades especiais.

A partir deste acordo de cooperação, os alunos da Educação Especial terão mais possibilidades, conforme a Secretária Municipal de Educação Elizabeth Fontoura Dorneles.

“O convênio com a Escola Santo Antônio faz parte de uma organização do atendimento aos alunos da Educação Especial, que amplia o espaço de atendimento para que aquelas pessoas que já passaram da idade escolar, já que o município comporta apenas até o Ensino Fundamental, possam obter ganhos com escolarização, até mesmo direcionado para profissionalização, Educação de Jovens e Adultos. É importante estarmos assinando esse acordo, pois ele permite darmos continuidade a parceria com a escola Santo Antônio, com a conferência São Vicente, e com isso garantir que aqueles adultos que já frequentavam esse espaço e que ali têm um ponto de referência, como um lugar de convívio social, não rompam esse vínculo socioeducativo”, ressaltou.

O acordo para a manutenção da Escola Santo Antônio ajusta a relação entre o ente público e o ente privado, de acordo com as alterações que a legislação sofreu recentemente, e proporcionará uma formação mais voltada à Educação de Jovens e Adultos, com ênfase na profissionalização e socialização. O Município mantém ainda, exclusivamente com recursos próprios, a Escola de Educação Especial Professor Pardal, a qual atenderá prioritariamente os alunos em idade escolar, a qual considera-se 17 anos.

A Escola deverá desenvolver adaptações curriculares funcionais e práticas, levando em conta as características de cada aluno, visando atividades relacionadas ao desenvolvimento de habilidades básicas, a consciência em si, os cuidados pessoais da vida diária, o exercício da independência e o relacionamento interpessoal. A metodologia de trabalho será ligada a vida social, respeitando o ritmo próprio de cada educando, para que ele desenvolva suas potencialidades e autonomia.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta
error: Conteúdo protegido!