Busca rápidaX


Cruz Alta e Tenente Portela comemoram aniversário nesta quarta-feira

18 de agosto de 2021

Cruz Alta comemora hoje (18) seus 200 anos. A história começou quando uma grande cruz de madeira foi levantada a mando do padre jesuíta Anton Sepp Von Rechegg, logo após a fundação de São João Batista nos Sete Povos Missioneiros.

A cruz tornou-se ponto de invernada e um grande pouso para milhares de tropeiros, vindos das fronteiras com a Argentina e Uruguai, que se dirigiam até a Feira de Sorocaba para comercialização dos animais. Muitos passaram a residir nas proximidades, até que no início do século XIX, mudaram-se então para o norte estabelecendo-se onde hoje está o município de Cruz Alta.

Cruz Alta teve sua fundação no dia 18 de agosto de 1821. É conhecida pela Lenda da Panelinha, o Monumento de Nossa Senhora de Fátima, Monumento à Cuia e prédios históricos. Foi elemento importante em acontecimentos políticos, militares, econômicos e religiosos.

Tenente Portela também comemora hoje (18) seus 66 anos. No início, a terra denominava-se Pari, nome de origem indígena, que significa pequena rede de taquara, que os índios usavam para pescar.

Da denominação Pari, passou a chamar-se Miraguay. E, em 1942, denominou-se Tenente Portela, em homenagem ao primeiro Tenente de Engenharia Mário Portela Fagundes, morto em 1925 na Barra do Rio Pardo, como membro da Coluna Prestes.

Em 18 de agosto de 1955, Tenente Portela emancipou-se, pela Lei 2673, assinada pelo Governador do Estado Ildo Meneghetti. Tenente Portela possui o Centro Cultural, o Monumento ao Índio e demais locais históricos.

Em Cruz Alta, nesta quarta-feira, a chama crioula da Semana Farroupilha foi gerada em comemoração ao aniversário. Também haverá a Caravana, que irá percorrer os bairros da cidade com shows itinerantes, das 14h às 18h. Em Tenente Portela, ocorreu a missa em ação de graças na igreja católica Nossa Senhora Aparecida. As programações serão com limitação de público e cumprindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí