Busca rápidaX

MANCHETES

Cruz Alta emite decreto com medidas para prevenção do coronavírus

17 de março de 2020

Nesta segunda-feira (16), a Administração Municipal publicou o Decreto Nº 101/20, que aborda medidas para o enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) em Cruz Alta. A medida considera a emergência em saúde pública de importância nacional declarada pela Organização Mundial de Saúde, em 30 de janeiro de 2020, em razão do novo coronavírus. 

A partir do Decreto, com o objetivo de resguardar o interesse coletivo na prevenção do contágio e na propagação coronavírus, pelo prazo mínimo inicial de 15 dias estão suspensas as seguintes atividades: realização dos eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizadas, que envolvem aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos, culturais, científicos, religiosos e afins. Da mesma forma estão suspensas atividades coletivas de cinema, teatro, shows, desfiles, passeatas e afins.

Além disso, as aulas da Rede Municipal estarão suspensas a partir de quinta-feira (19), sem prejuízo da manutenção do calendário recomendado pelo Ministério da Educação. Já a realização de atendimentos em grupos nos serviços sociais assistenciais e de saúde estão vedados, com exceção dos prioritários.

Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus

Na última sexta-feira (13) o Executivo emitiu um decreto constituindo uma equipe na Secretaria de Saúde, com as coordenações da pasta e equipe da Vigilância Epidemiológica para acompanhar o processo no âmbito do território municipal. Já no sábado, após o retorno do prefeito à cidade, realizou-se uma reunião com os secretários, em especial das pastas que oferecem serviços de ponta. “O diálogo resultou na criação de um comitê para atuar durante este período, constituído a partir de algumas Secretarias, 9ª Coordenadoria Estadual de Saúde, representações dos dois hospitais da cidade e Câmara de Vereadores”, relatou.

Ainda segundo o chefe do Executivo, com a criação do Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus serão realizadas reuniões para analisar a situação do município. “Estaremos nos reunindo, se necessário diariamente, para que possamos avaliar em tempo real a evolução do surto do vírus”, afirmou. 

Todos os dias o Comitê Permanente de Combate ao Coronavírus estará realizando reuniões para reavaliar a situação epidemiológica, podendo a qualquer momento acrescentar outras medidas. “O Decreto 101/20 estabelece alguns regramentos iniciais que não se caracterizam como medidas definitivas, elas estarão sempre em movimento e, possivelmente, teremos que ir acrescentando novas decisões”, informou Vilson Roberto.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!