Busca rápidaX

Cruz Alta investe R$ 120 mil na aquisição de testes para detecção de Covid-19

21 de maio de 2020
Foto: Prefeitura de Cruz Alta

Os municípios que compõem o Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí – Comaja – decidiram na manhã de hoje (21) após reunião online de seus prefeitos pela compra de 2 mil testes RT-PCR para detecção de Covid-19. A compra será feita junto a Universidade de Cruz Alta – Unicruz -, algo que vinha sendo articulado entre instituição e municípios há pelo menos um mês.

“Nosso município irá investir R$ 120 mil na aquisição de mil testes. Há algum tempo estamos dialogando com a Unicruz, esta importante instituição de nossa região neste sentido. É muito importante este projeto em parceria com a nossa universidade. Desta forma teremos uma política, através de um protocolo municipal, mais efetiva na prevenção a pandemia. Somando os testes que iremos comprar e os que já recebemos via Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES) chegaremos ao quantitativo de 2 mil testes”, explica o prefeito de Cruz Alta Vilson Roberto.

A secretária de Saúde Marindia Borges, presente a reunião junto com a secretária geral de Governo Estela Maris Fagundes, explica a importância dos testes. “Estamos falando de um teste com resultado em 48h o que facilita o trabalho das equipes de saúde, pois teremos respostas rápidas tanto em caso positivo ou negativo. Importante ressaltar que para estes testes teremos a criação de um protocolo municipal de acesso aos mesmos”, diz a secretária.

Hoje o município recebe testes do MS e SES e segue os protocolos estabelecidos por estas instituições que preconiza que a testagem seja feita nas seguintes situações/casos:

         – profissionais de saúde, profissionais da secretaria da administração penitenciária e da secretaria de segurança pública (Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito, Instituto Geral de Perícias e Polícia Civil);

         – pessoas a partir dos 50 anos;

         – profissionais que trabalham em veículos de transporte de cargas e transporte coletivo de passageiros;

         – surtos em instituições fechadas;

         – contactantes de casos confirmados domiciliares e confirmados do mesmo ambiente de trabalho que tenham tido contato sem o uso de EPI;

         – o teste também está disponível para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave hospitalizados e óbitos.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura de Cruz Alta

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!