Busca rápidaX

MANCHETES

Cruz Alta recebe nova ambulância do SAMU na próxima segunda-feira

24 de maio de 2019

Cruz Alta receberá na próxima segunda-feira (27) uma nova ambulância para o trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192. O veículo da marca Mercedes Benz modelo 415 Sprinter será entregue na sede da empresa em Sorocaba – São Paulo.

“Este novo furgão irá qualificar o atendimento e o serviço oferecido ao cidadão, pois estará equipada com uma maca retrátil nova, assim como material de atendimento hospitalar. Além disso teremos um carro reserva nos casos de manutenção. Hoje atendemos uma média de 110 casos mês em Cruz Alta com uma equipe de 5 condutores e 5 técnicos de enfermagem que trabalham em turnos/escalas”, explica a responsável técnica pelo serviço enfermeira Armelita Vianna.

Em fevereiro de 2018, a secretária interina de Saúde Débora Espiña, juntamente com Armelita, oficiou o Ministério da Saúde pedindo a antecipação da renovação/troca do veículo que segundo critérios técnicos do Ministério da Saúde só pode ocorrer após 5 anos de uso. No caso de Cruz Alta este prazo começaria a partir de agosto de 2018.

“Nosso pleito pela antecipação na troca do veículo se devia ao fato de que o furgão que está em funcionamento, já em 2017, não oferecia as melhores condições. O custo de manutenção da ambulância em uso é muito alto. Recebemos negativas do Ministério da Saúde, mas seguimos pleiteando e agora finalmente fomos contemplados”, conta o secretário de Saúde de Cruz Alta José Martins, o Taquara.    

Em 21 de novembro de 2018 o prefeito Vilson Roberto, acompanhado do então deputado estadual Pedro Westphalen (PP-RS) e do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Glademir Aroldi, ex-prefeito de Saldanha Marinho, reuniu-se com o então Ministro da Saúde Gilberto Occhi onde reforçou o pedido. Também, na época, houve a articulação com os deputados federais Luiz Carlos Heinze (PP-RS), hoje Senador da República, e Darcisio Perondi (MDB-RS).

“Em 27 de dezembro de 2018 houve a publicação no Diário Oficial da União onde constava Cruz Alta como contemplada com o novo veículo. O SAMU presta um grande serviço à população. A implantação deste serviço foi uma luta nossa em meu primeiro mandato, após muito diálogo com a região e com o governo do Estado na época”, lembra o prefeito Vilson Roberto.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Prefeitura

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!