Busca rápidaX

MANCHETES

Cuidados sanitários e vacinação: as discussões da educação municipal da região para retomada de aulas presenciais

28 de abril de 2021

Com a mudança de bandeira preta para vermelha no sistema de distanciamento controlado, que ocorreu noite passada no Rio Grande do Sul, os secretários de Educação dos 11 municípios que integram a Amuplam se posicionaram pelo retorno às aulas presenciais. Ontem à tarde, os secretários se reuniram em Ijuí. O secretário de Educação de Coronel Barros, Odilar de Vargas, e representante da mencionada classe, disse que agora cada município avalia a forma dessa retomada, ou seja, com todas as turmas, quais níveis de ensino ou inicialmente anos finais ou iniciais.

A retomada vai acontecer de forma híbrida, com parte dos alunos em sala de aula e o restante à distância. Odilar de Vargas frisou que a área da saúde dos municípios precisa liberar a estrutura das escolas para receber os alunos, por exemplo, conforme cronograma de distanciamento e uso de equipamentos de proteção individual. Também precisa ser pensado no transporte escolar, até porque o custo é o mesmo se transportar um ou mais estudantes. Os secretários de Educação da Associação dos Municípios do Planalto Médio ainda querem que se a Amuplam comprar vacinas contra a Covid, para que priorize a imunização de professores e funcionários de escolas. Odilar de Vargas lembrou que ainda há insegurança jurídica, pois pode ocorrer decisão judicial por suspender aulas presenciais. Também por isso, amanhã os prefeitos e secretários de Educação dos 11 municípios da Amuplam vão se reunir em Ijuí.

O prefeito de Condor e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ijuí, Valmir Land, destacou que através do Cisa foi encaminhada a compra de aproximadamente 400 mil doses de vacinas contra a Covid, porém, falta medicamento para venda, por isso, o processo não avançou. O retorno às aulas presenciais em escolas municipais da região só deverá acontecer a partir da próxima segunda-feira. Referente às escolas estaduais, hoje a 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, realiza encontro virtual com direções de todas as escolas estaduais de abrangência. Talvez amanhã ou sexta-feira retornem aos educandários estaduais os alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental e na semana que vem os estudantes de outros anos, de forma escalonada.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!