Busca rápidaX

Curso de medicina atrai investimentos para Ijuí

1 de fevereiro de 2020
Empresa gastronômica se instalou há aproximadamente um ano próxima a Unijuí. Foto: Lahis Welter

Há alguns anos, o fluxo mais intenso de pessoas no município de Ijuí era percebido na região entre a Praça de República e a dos Imigrantes. Atualmente, a movimentação se volta a área completamente oposta: próxima ao campus da Unijuí.

A migração de pessoas para esta região chama também a atenção de empresários que, dia após dia, se instalam na Rua do Comércio. De acordo com o sócio proprietário de um estabelecimento gastronômico – inaugurado há um ano -, Fagner Souza, a instalação do novo negócio ocorreu justamente por conta do movimento na região. O empresário ainda cita a importância dos estudantes da Universidade, onde um grande números são seus clientes. “É o pessoal que gosta da noite, sair com os amigos”, acrescenta.

A concentração de mais pessoas impacta também no custo de vida das pessoas. Um exemplo disso é a procura por imóveis para morar. De acordo com o Presidente da Associação das Imobiliárias de Ijuí, Francisco Schorer, a lei da oferta e da procura impactará, paulatinamente, no aumento dos alugueis.

Um dos principais fatores que resultou na movimentação e migração de pessoas para esta região de Ijuí é a instalação de grandes empresas, mas além disso, a implantação do curso de medicina da Unijuí. Para se ter uma ideia, somente para o próximo vestibular – que ocorre neste domingo (2) -, a Universidade recebeu cerca de 700 inscrições.

Em virtude do novo curso projeta-se uma circulação maior de dinheiro no município, vistos os custos que um aluno de medicina tem durante a graduação. De forma geral, especialistas entendem que Ijuí está se tornando uma das cidades com maior visibilidade voltada a investimentos no Rio Grande do Sul.

“O acomodar dessas pessoas dentro da estrutura da nossa cidade ainda não se percebe de forma tão efetiva. O que muda bastante é que Ijuí passa a ser, cada vez mais, um centro de investimento regional. Em qualquer cenário que vá incluir os principais municípios do estado para se investir, Ijuí está incluso”, enfatiza Francisco Schorer.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!