Busca rápidaX

De maneira gradual Unijuí retoma atividades práticas

25 de junho de 2020

A Unijuí retoma, de forma gradativa, as atividades práticas dos cursos de graduação, cujas ações estavam paradas em função da pandemia do novo coronavírus. Durante entrevista nesta manhã na RPI, a reitora, Cátia Nehring, disse que ontem à noite houve reinício das atividades para os cursos de Agronomia e Engenharia Civil. 

A prioridade é para as turmas que possuem estudantes prestes a se formar. Cátia Nehring enfatizou que a Unijuí disponibiliza equipamentos de proteção individual para os acadêmicos, além da realização da medição de temperatura e com distanciamento a fim de evitar aglomeração.

Nem todas as turmas vão conseguir recuperar de imediato estas aulas, o que também deve ocorrer ao longo do segundo semestre.

Atividades presenciais e online

Considerando a Portaria MEC nº 544/2020, publicada no dia 17/06/2020, que autorizou a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, bem como o Plano de Distanciamento Controlado implantado no Estado do Rio Grande do Sul, autorizando o retorno ao presencial apenas dos estágios e das atividades práticas de laboratório de pesquisa e ensino, a Unijuí publicou portaria própria, regulamentando diversas situações, entre elas: 

A Portaria MEC nº 544/2020, ao autorizar a substituição das disciplinas presenciais por atividades online até 31 de dezembro de 2020, ressaltou que essa é uma opção da instituição de ensino.

Neste sentido, reafirmamos que nossa real expectativa é de retornarmos à presencialidade de todas as atividades dos cursos de graduação tão logo o Governo do Estado do Rio Grande do Sul permita, o qual semanalmente está reavaliando a política de enfrentamento ao COVID-19 e atualizando as normativas e protocolos. De qualquer maneira, as atividades acadêmicas do 2º semestre começam no dia 03 de agosto, conforme previsto nos calendários institucionais.

Cada curso de graduação está construindo o cronograma de retorno e de recuperação das atividades práticas presenciais e de estágio, o que acontecerá a partir do dia 24 de junho de 2020, priorizando o retorno gradual e escalonado ao presencial das turmas que têm estudantes formandos nos 1º e 2º semestres deste ano e somente daqueles cursos que possuem a necessidade de realizar tal atividade neste momento.

Alguns cursos irão recuperar as atividades práticas e estágios somente em meados de agosto, considerando especialmente o cenário de redução ou agravamento da pandemia e os critérios estabelecidos no Plano de Distanciamento Controlado. Isso será comunicado a cada turma.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!