Busca rápidaX


Decisão judicial muda forma de atendimento do Centro de Controle de Zoonoses de Ijuí

11 de fevereiro de 2020

O Executivo de Ijuí vai realizar, sábado pela manhã, 15, a entrega oficial do Centro de Controle de Zoonoses. O ato acontecerá às 10 horas. O órgão vai funcionar no prédio onde existia a unidade da Fepagro, beira BR 285, imediações do parque Wanderley Burmann.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Antenor Weiller, o local já está pronto para funcionar. Foram investidos em torno de 140 mil reais, com reforma do imóvel e compra de equipamentos.

Porém, haverá aquisição de novos equipamentos, por exemplo, de Raio X, através de emenda de 100 mil reais do deputado federal pelo PT gaúcho, Elvino Bohn Gass. O dinheiro entrou na conta do município de Ijuí no mês passado. Agora, a prefeitura encaminha o processo de licitação.

Antenor Weiler explica que houve alteração na forma de funcionamento do Centro de Controle de Zoonoses de Ijuí. Por determinação da Justiça, o local vai atender cães e gatos com doenças que podem ser transmitidas para seres humanos.

Diante disso, por exemplo, animais que forem diagnosticados com esse tipo de problema em clínicas veterinárias, serão encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses. Cães e gatos de rua também serão enviados para o local público de tratamento, caso tenham zoonoses.

Após o tratamento, os animais voltarão para os proprietários ou serão colocados para adoção, nesse último caso, se forem de rua. Já os cães e gatos com outros problemas, por exemplo, que forem atropelados ou situações que não sejam de saúde pública, serão encaminhados para o hospital veterinário da Unijuí, no campus Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí