Busca rápidaX

MANCHETES

Declarações de Bolsonaro afastam investidores e desvalorizam o Real, diz economista

9 de março de 2020

Ao avaliar a situação econômica do Brasil referente a queda do Real frente ao Dólar, o Doutor, Professor e Economista Argemiro Brum disse que a situação é complicada. Segundo ele, o valor suportável do Dólar, para garantir o poder de compra da população seria de R$3,70.

O surgimento do Coronavirus no mundo e a flutuação dos preços do Petróleo no mercado internacional ajudam a elevar o Dólar e desvaloriza a moeda nacional. Segundo o economista Argemiro Brum o mercado especulativo das Bolsas de Valores também auxiliam no estouro da crise mundial.

Ele explica que em qualquer momento complicado no mercado financeiro, este grupo busca a compra de Ouro e Dólar dois fatores de difícil desvalorização e vende ativos de empresas contribuindo com a queda dos índices das Bolsas pelo mundo. Argemiro Brum disse também, que a fragilidade do atual Governo Federal, desde o Presidente da República, até alguns ministros, contribuem com a derrubada econômica. “Nós estamos muito preocupados com o Coronavírus, e devemos estar, é uma doença. Mas, para o Brasil o “vírus” Bolsonaro economicamente falando, está sendo muito pior”. Disse o Economista. (Ouça)

Pra fechar a análise sobre o movimento do, Argemiro Brum relatou que só o Banco Central poderá segurar a alta do Dólar, porém não está conseguindo ter o efeito desejado.

Argemiro Brum é Doutor em Economia Internacional pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales – França 1989.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí