Busca rápidaX


Decreto deverá definir medidas contra a Covid em Ijuí devido ao comércio no fim de ano

27 de novembro de 2020
Vias públicas de Ijuí estão praticamente vazias nesta terça-feira

Mesmo com a sugestão de horário especial do comércio de Ijuí para o período de natal e fim de ano, estipulada pelo Sindilojas, o processo precisa passar por avaliação da prefeitura, em razão da pandemia da Covid-19. Segundo o secretário municipal de Governo, Telmo Alves, existe a situação de calamidade pública, o que se sobrepõe à lei de horário livre do comércio local.

Por isso, o Executivo deve publicar decreto, até para estipular medidas sanitárias e de segurança contra o coronavírus, por exemplo, distanciamento entre as pessoas, também para evitar aglomerações, dentre outras questões.

Telmo Alves frisou que nesta semana ocorre conversa entre os municípios da região 13 do sistema de distanciamento controlado do governo estadual a fim de tratar o funcionamento das empresas no fim de ano.

O secretário de governo observou que a finalidade é proporcionar que os lojistas ijuienses tenham boas vendas, mas evitar a disseminação da Covid. A sugestão do Sindicato do Comércio Varejista de Ijuí é de que no dia 13 de dezembro, um domingo, as empresas locais funcionem das 17 às 22 horas. 

Após, dia 18 do próximo mês, a atuação vai ser das 9 às 22 horas e, dia 19, um sábado, no horário habitual. Já em 20 de dezembro, outro domingo, o comércio ijuiense vai lojas abrir das 17 às 22 horas; e de 21 a 23, das 9 às 22 horas. No dia 24 de dezembro, o funcionamento deverá ser das 9 às 16 horas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí