Busca rápidaX

Defesa Civil Estadual decreta situação de emergência em Panambi

2 de setembro de 2019

Após o forte temporal de granizo registrado na madrugada do último sábado (31) em Panambi, o Poder Executivo Municipal começa a semana correndo atrás dos prejuízos. Segundo o prefeito Daniel Hinnah, a Defesa Civil do Estado decretou hoje (02) situação de emergência no município.

Segundo o chefe do Executivo, os danos foram causados pelas pedras, muitas com tamanho proporcional a um ovo de galinha, que destelharam mais de duas mil casas no município.
Durante o sábado, cerca de 800 famílias procuraram a prefeitura em busca de lona.
Além disso, as 23 escolas municipais foram atingidas pelo temporal, e oito delas tiveram que cancelar as aulas hoje. Das 12 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), seis foram atingidas gravemente, além do CAPS João de Barro.

Duas escolas estaduais também tiveram que cancelar as aulas hoje. O Ginásio Municipal sofreu danos e está todo perfurado, porém, segundo Daniel Hinnah, está mantida a programação da Fecolônia, que inicia nesta quinta-feira (05).

Conforme os bombeiros, três pessoas ficaram feridas ao serem atingidas pelas pedras de gelo. Outras sofreram ferimentos ao cair do telhado, quando tentavam consertar os estragos causados pelo granizo.

De acordo com o chefe do Executivo, ainda não foi contabilizado o valor do prejuízo. Sobre ajuda por parte do Governo Estadual e Federal, Daniel afirma não ter muita esperança: “nossa experiência em anos anteriores não foi muito positiva neste sentido” afirma. Porém, uma das possibilidades é a liberação do saque do FGTS, para que as pessoas usem o recurso na manutenção das casas. “Porém a decisão vai depender de homologação do Estado e Governo Federal” afirma o prefeito, que faz outro alerta a comunidade: “quem tiver seguro do imóvel deve buscar seus direitos junto a seguradora”.

Ainda há uma grande movimentação na Prefeitura de Panambi nesta segunda-feira, principalmente por parte das famílias carentes que buscam telhas para reparar os danos. A Defesa Civil do Estado está no local, e trabalha na avaliação da extensão dos danos.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!