Busca rápidaX

Defesa Civil: Plano de Contingência de Bozano é inserido em sistema integrado digital

26 de julho de 2021

O objetivo de um plano de contingência é o de possibilitar que preparação e resposta sejam eficazes, protegendo a população e reduzindo danos e prejuízos. O documento que registra o planejamento é elaborado a partir da percepção e análise de um ou mais cenários de risco de desastres e estabelece os procedimentos para ações de monitoramento das ameaças, alerta, alarme, fuga, socorro, assistência às vítimas e reestabelecimento de serviços essenciais.

Neste sentido, o município de Bozano recebeu sexta-feira(23) o 1º Sargento Leandro Oliveira, Adjunto da 5ª Coordenadoria Regional da Defesa Civil de Santo Ângelo(CREPDEC). Ele esteve no município para, ao lado do responsável pela Defesa Civil Gilson Marcos Bauer, fazer a inspeção, aprovação e inserção do Plano Municipal de Contingência no Sistema Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres. De acordo com Oliveira, este é um banco de dados criados pelo Governo do Estado para facilitar e dar celeridade ao atendimento de sinistros que venham a ocorrer.

“A partir da inserção dos dados dos municípios como telefones de contato, responsáveis por setores importantes da comunidade, bem como a disponibilização das informações atinentes a ações que possam ser desenvolvidas, podemos dar celeridade no atendimento das necessidades que venham a ocorrer em caso de sinistros como intempéries climáticas ou algum incidente grave”, destaca o Militar.

O Sargento Oliveira ressaltou a importância da inserção do Plano de Contingência no sistema e reiterou ser fundamental a participação e o envolvimento da sociedade civil que contribui e facilita a atuação do gestor de proteção e defesa civil. “Com o sistema on-line, deixamos para trás a burocracia física o que nos possibilitará dar melhor resposta e prestar um melhor serviço à sociedade”, frisou. O Sistema Integrado de Informações da Defesa Civil tem o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas dessa gestão. A 5ª CREPDEC tem atuação em 60 municípios da região.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Radio Progresso de Ijuí e prefeitura
error: Conteúdo protegido!