Busca rápidaX

Definido horário do comércio de Ijuí para este final de ano

14 de novembro de 2019

Está definido o horário de funcionamento do comércio de Ijuí para o período de Natal e Fim de Ano. O acerto aconteceu hoje pela manhã, durante reunião entre os sindicatos Varejista e dos Comerciários. No dia 15 do mês que vem, um domingo, o comércio ijuiense vai atuar das 16 às 22 horas; e de 16 a 18 de dezembro, no horário habitual.

Já dias 19 e 20 do próximo mês, quinta e sexta-feira, as empresas de Ijuí atenderão das 9 às 22 horas; dia 21, das 9 às 18; e dia 22 de dezembro, um domingo, das 16 às 22 horas. Na segunda-feira, 23 de dezembro, as empresas ijuienses também estarão abertas das 9 às 22 horas; e dia 24 de dezembro, véspera de Natal, das 9 às 16 horas.

Dia 25 do mês que vem haverá o feriado de Natal. Já de 26 a 30 de dezembro o comércio vai ter o horário habitual de atendimento. Na véspera de ano novo, 31 de dezembro, uma terça-feira, as empresas de Ijuí abrirão das 9 às 16 horas, com feriado em primeiro de janeiro.

Os sindicatos ijuienses ainda acertaram feriado no comércio local para dia 25 de fevereiro, último dia de carnaval. Por outro lado, em relação ao funcionamento das empresas ijuienses para este final de ano, foi decidido que a duração normal da jornada de trabalho vai ser de até 8 horas diárias e 44 semanais.

Existe possibilidade da jornada ser acrescida em até mais 2 horas diárias, mediante acordo escrito entre empregador e empregado. O excesso de horas em um dia, ou seja, da 8ª até a 10ª hora, bem como as horas não trabalhadas no ponto facultativo da terça-feira de carnaval, dia 25 de fevereiro, podem ser compensadas, hora por hora, até três meses posteriores.

Já o excesso de horas sem compensação deverá ser pago como horário extraordinário com o adicional legal de 50%, exceto o sábado à tarde em que o adicional é de 100%. O acordo para funcionamento do comércio de Ijuí ao final de ano ainda estabelece períodos de descanso. O domingo trabalhado poderá ser compensado com um dia de folga na semana anterior ou posterior ao mesmo, ou pago em dobro.

Compartilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido!