Busca rápidaX


MANCHETES

Demanda por testes de Covid na Unijuí continua elevada

14 de janeiro de 2021

Nos primeiros dias do ano, período marcado por férias, quando, por consequência, muitas pessoas saem de suas cidades, a demanda por testes para detecção de Covid no Laboratório de Análises Clínicas da Uníjui (Unilab), continua a mesma do ano passado, ou seja, aproximadamente mais de 300 por dia.

O aumento começou em meados de Novembro e desde então não diminuiu, mesmo diante do atual período, afirma o chefe do Departamento de Ciências da Vida, professor Matias Nunes Frizzo, que acredita que a alta demanda se deva a segunda onda da pandemia.

Os testes na Unilab acontecem por meio de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa), e são realizados desde junho de 2020, através do método RT-qPCR. O serviço abrange Ijuí e região. Somente no segundo semestre do ano passado foram realizados mais de 10 mil testes. Apesar da alta demanda, os resultados geralmente são entregues aos municípios num prazo de 48 horas.

O Laboratório possui dois setores: um que trabalha no diagnóstico molecular do coronavírus, que é o setor de biologia molecular, e outro que atende pacientes ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), convênios particulares e empresariais, na prestação de exames laboratoriais. Neste segundo setor, a demanda também tem sido alta, o que levou a Universidade a investir na construção de um novo laboratório, mais amplo para atender a população e os próprios alunos.

Para ter mais informações sobre os serviços da Unilab, o contato é (55) 3332-0554. O Laboratório segue atendendo normalmente.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/ Foto: Unijuí