Busca rápidaX

Demasi coloca Estação de Transbordo em operação

3 de janeiro de 2019

O prefeito Valdir Heck visitou na manhã desta quinta-feira (3) a nova Estação de Transbordo de Ijuí. Localizado na Linha 4 Oeste, o investimento de cerca de R$ 1 milhão, realizado com recursos próprios do Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi), está operando em fase de experimentação, enquanto o trabalho de instalação da balança está sendo concluído. A previsão para entrega oficial é a primeira quinzena de fevereiro de 2019.

A nova estação começou a ser construída em dezembro de 2016. De lá para cá, a administração do prefeito Valdir Heck não poupou esforços no sentido de executar o projeto para colocar o novo Transbordo em funcionamento, o que aconteceu ontem (2). “Precisamos fazer adequações no projeto o que acabou retardando a conclusão da obra. Mas agora estamos concluindo de acordo com a legislação e já com todas as licenças necessárias emitidas”, observa.

O diretor-presidente do Demasi, Enio dos Santos, lembra que é atribuição da autarquia atuar nos quatros eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem pluvial urbana, manejo de resíduos sólidos (coleta de resíduos). Segundo ele, o lixo coletado atualmente em Ijuí gira em torno de 16.500 toneladas/ano em média. “A conclusão da Estação do Transbordo representa um avanço importante para Ijuí, em relação ao transporte de resíduos sólidos (lixo) até seu destino final, em Giruá”, comemora o diretor-presidente.

Com investimento total de R$ 994.791,78, a Estação compreende obra física – prédio do transbordo, prédio administrativo -, rede de iluminação interna e externa, arruamento interno, com área de manobra para caminhões e carretas que transportam os resíduos, aquisição  física e aquisição e instalação de balança para pesagem dos caminhões vazios e carregados, implantação de cortina vegetal  e cercamento. “É importante compartilharmos este momento com a comunidade, pois estamos cumprindo mais uma meta do Plano de Saneamento  (Plansab). Esse investimento faz parte, também, do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos em nosso município,  o que representa a melhora da qualidade de vida para os cidadãos ijuienses”, conclui.

Além do presidente do Demasi, acompanharam a visita do prefeito Valdir Heck, o vice-prefeito Valdir Zardin e o secretário de Meio Ambiente, Antenor Weiller, e a  representante da Companhia Rio-Grandense de Valorização de Resíduos (CRVR), proprietária do aterro de Giruá, Tassia Fernanda Vozivoda Mos.

Compartilhar
  • 35
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    35
    Shares

Acompanhe nas Redes

by @TwitterDev
error: Conteúdo protegido !!!