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Demei efetua 523 cortes no fornecimento de energia em setembro em Ijuí

4 de outubro de 2020

Depois de aproximadamente quatro meses sem promover cortes no fornecimento de energia elétrica em Ijuí, há dois meses o Demei- Departamento Municipal de Energia voltou a efetuar esse serviço.

Nos primeiros 30 dias foram efetuadas 280 suspensões, e durante o mês de setembro o número mais que dobrou, quando foram efetuados 523 cortes.

Antes de efetivar a ação, uma equipe da autarquia entra em contato com o consumidor inadimplente, possibilitando a renegociação da dívida. Se ainda assim não houver negociação, aí sim é efetivado o corte.

Segundo o Chefe de equipe de cobrança e serviços administrativos do Demei, Cleber Sopran Lopes, os cortes são gerados por rotas, por isso não é possível filtrar no sistema a quantidade de faturas em aberto. “Porém, às equipes são destinados os formulários de quem tem mais débito dentro daquela rota, sendo que após o corte dos devedores mais antigos, passa para os com menos quantidade de débito, mas tudo dentro da mesma rota” afirma Cleber.

Sobre a religação de energia geradas após a suspensão do pagamento, elas ocorrem de duas formas, que ficam a critério do consumidor: religação urgente, com prazo para conclusão do serviço em até 4 horas após solicitado e religação normal, com prazo de conclusão de até 24 horas após o solicitado. As religações têm custo cobrado na fatura de acordo com determinação da Aneel.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí