Busca rápidaX

Dengue em Ijuí: mais de 4 mil pneus são depositados por mês no Ecoponto

23 de janeiro de 2019
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Apesar da situação difícil enfrentada por municípios vizinhos quanto ao alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegytpi , transmissor do vírus da dengue, Zica e Chikungunya, em Ijuí não há nenhum caso registrado.

De acordo com o médico veterinário da vigilância ambiental de Ijuí, Ortiz Júnior, esse cenário favorável é devido ao permanente trabalho de vigilância realizado Ijuí, pela Coordenadoria sob a orientação da Secretaria Municipal de Saúde e do Poder Executivo como um todo. Segundo ele, diariamente cerca de 35 agentes da vigilância ambiental saem a campo orientar e fiscalizar imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios.

Mas, para que o município continue mantendo o baixo índice de infestação do mosquito, segundo Ortiz Júnior é necessário uma mudança de comportamento em muitos cidadãos, já que em muitos locais são encontrados os pequenos depósitos, localizados em pátios de residências e lojas, como por exemplo, garrafas PET, plásticos, latas, calhas, enfim, tipos diferentes de recipientes deixados a céu aberto e que acumulam água da chuva, transformando-se em potencial depósito de larvas.

Outro fator que contribui positivamente para o baixo índice de infestação do mosquito transmissor da dengue em Ijuí é resultado de um convênio mantido pelo município com a Agência Nacional da Indústria de Pneus (Anip). Cerca de 4 mil pneus são descartados por mês somente em Ijuí. O depósito pode ser feito todas às quartas-feiras no eco ponto, localizado próximo ao Aeroporto de Ijuí, no antigo prédio da Seasa.

Outro problema que o município enfrenta, segundo Ortiz, é o surgimento de escorpião, principalmente em locais próximos a linha férrea. Segundo ele, onde existem muitas baratas a probabilidade de aparecer o escorpião é bem grande, já que elas servem de alimentos para os mesmos. Por esse motivo a Vigilância Ambiental está realizando um trabalho de prevenção e monitoramento, para que a situação seja resolvida, a fim de evitar a proliferação.

Compartilhar
  • 41
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    41
    Shares
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!